Por que estudar Administração: A primeira razão para estudar administração é que se tem interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas, porque “interagem com todos”, cada dia, dentro das organizações. É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização.
Conceitos de administração: É um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
Princípio da Administração: Um princípio é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que prevê entendimento e orientação ao pensamento e a prática, na tomada de decisão. A administração por sua natureza tem os seus princípios, os quais são:
- Dinâmicos
- Generalizações
- Relativos
- Inexatos
- Universais
As funções da administração: São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Estas funções constituem o processo administrativo e são: planejamento, organização, direção e controle.

Os níveis da administração: Os administradores são classificados em níveis dentro da organização: no topo, no nível intermediário e na área de operação, sendo classificados em:
- Alta administração (Diretoria): estabelecimento de objetivos, estratégias e políticas organizacionais.
- Média administração (Gerência): implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos.
- Administração operacional (supervisão): direção e supervisão do pessoal operacional.
- Pessoal não administrativo: uso das habilidades técnicas para realização das tarefas.
Outra maneira de classificar os níveis administrativos é:
- Estratégico: Corresponde à Alta Administração, pois determina os objetivos de longo prazo, e a direção para a organização como um todo.
- Tático: que corresponde à média administração, pois coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos
- Operacional: que corresponde à supervisão, pois coordena a execução de tarefas de todo o pessoal operacional.
Habilidades e Papeis Administrativos: As habilidades são necessárias, para um bom desempenho em qualquer tipo de atividade, em qualquer situação. Habilidades são as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais, habilidades de comunicação e habilidades de pensamento crítico.
Eficiência e Eficácia Organizacional: Tudo que se faz se destina um objetivo ou resultado
Eficiência e Eficácia Organizacional: Tudo que se faz se destina um objetivo ou resultado
Eficiência é o operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.
Eficácia significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo.
O gerenciamento, por outro lado, está relacionado com a condução e execução das políticas estabelecidas pela administração.
O Trabalho do Administrador: A despeito das similaridades nas atividades gerais de um administrador os seus trabalhos individuais são vastamente diferentes. O trabalho individual além, de diferenciado, é influenciado por fatores tais como;
- Natureza da organização
- Tipo de estrutura (organograma)
- Atividades e tarefas realizadas
- Tecnologia e métodos de realização do trabalho
- Natureza do pessoal empregado
- Nível do trabalho administrativo na organização
Além dessas tarefas, Drucker identifica 5 operações básicas no trabalho administrativo. São elas: estabelecer
- Objetivos
- Organizar
- Comunicar e motivar
- Medir e avaliar
- Desenvolver pessoas
Diferenças entre gerenciamento e liderança: Liderança é um conceito mais amplo do que gerenciamento. Gerenciamento é uma forma especial de liderança, na qual o alcance dos objetivos organizacionais é imperioso.
O gerente do futuro: Procura a mudança, observa as realidades externas, promove um estilo de treinamento, elimina o medo, cria especialização, tem visão, negocia para resolver, valoriza a diferença, cria especialização, desenvolve a administração participativa, desenvolve o poder das equipes e é obcecado pelo cliente.
Administração: Ciência, Arte ou Profissão?
- Administração como ciência: É um corpo sistematizado de conhecimento, baseado em certos princípios capazes de aplicação generalizada. Este conhecimento é obtido por meio do processo de observação e especulação inteligente.
- Administração como arte: É Conseguir um resultado desejado por meio da aplicação de habilidade. É um meio de vida; é a aplicação do conhecimento e habilidades para atingir resultados.
A comunicação nas organizações: A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entendimento do significativo pelos envolvidos. A comunicação pode ser:
Vertical: de cima para baixo ou e baixo para cima.
Horizontal: informações entre pessoas com o mesmo nível hierárquico.
Informal: não é oficial, inclui boatos, rumores e assuntos não referentes à empresa.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. A Administração hoje. In: SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. Cap. 1, p. 3-42.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. A Administração hoje. In: SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. Cap. 1, p. 3-42.
CONCLUSÃO !
Caro leitores, acima temos varias teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudados nos conceitos fundamentais da administração. Blá, blá, blá, mas pra que serve esse tanto de conceito? Sabemos que a razão para estudar administração, seria para entender e melhorar o modo como as organizações são administradas, certo? Beleza. Então quer dizer que usando como base essas teorias administrativas podemos tomar boas ou até melhores decisões nos esforços diários de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade organizacional. Olha, até que é interessante! Mas como e onde vamos aplicar essas teorias? Que pergunta mais obvia, nas empresas, é claro! Lógico que depois de muito arroz com feijão, ou melhor, de muito estudar, ler e compreender todas essas teorias, se não o nosso CHA vira uma água doce! Hoje o conceito de administração está baseado em “alcançar metas e objetivos organizações”, NOSSA! Mas as empresas hoje só pensam em lucro? Bom, mais ou menos, como diz o Walt Disney “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade...” talvez em um futuro próximo estaremos conceituando administração como sendo “trabalhar com e através das pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. Bom desse jeito ai, até que deu uma melhorada pro nosso lado. Mas para nós sermos reconhecidos dentro de uma empresa, temos que ralar muito pessoal, muito mesmo. Ser eficiente e eficaz é umas das primeiras coisas que Sá a primeira que chama a atenção dos chefes, você pode ser feio, tímido, sei lá, dando lucro “tá beleza” o resto a gente arruma depois. Lógico que eu estou generalizando, pois no atendimento ao cliente, a boa aparência e a boa comunicação são fundamentais, mas para nós administradores está valendo é isso mesmo. Pensando no seu futuro dentro da empresa, você precisa entender quais são os níveis da administração, alta, média, operacional é claro que no primeiro dia de trabalho não dá pra desenhar na mesa os nomes das pessoas que você quer ocupar o cargo, tira isso da sua cabeça, esquece!
Você precisa mostrar que veste a camisa, e que ela fica suada todos os dias de tanto esforço e trabalho, se dedicar em acompanhar o mercado e buscar sempre mais conhecimento e a satisfação do cliente, além de agradar à pelo menos 90% da chefia e do pessoal, resolvendo tudo quanto é problema, se não meu amigo esquece também!
Mais não se desespere ainda não, calma, larga seu cabelo ai! Você ainda vai chegar lá. Suas habilidades técnicas, humanas, conceituais, de comunicação e pensamento crítico podem te ajudar muito na construção do seu “marketing pessoal”, dentro da empresa. Trabalhar as competências administrativas como liderança, auto-objetividade, pensamento analítico, flexibilidade comportamental, comunicação escrita e verbal, impacto pessoal, resistência ao estresse, entre outros, também é ótimo. Depois que você conseguir chegar a um cargo de chefia, não pare de buscar o conhecimento, pelo contrario, procure a mudança, observe as realidades externas, promova estilos de treinamentos diferentes, elimine o medo, crie especialização, tenha visão, negocie para resolver problemas, valorize a diferença, desenvolva a administração participativa, isso não é sair de setor em setor perguntando o que fazer, e sim se abrir para opiniões da sua equipe, para melhorar, para mudar, para resolver determinados problemas, e, por favor, seja obcecado pelo cliente, lógico, não é pra ligar na casa dele de manhã e perguntar se ele dormiu bem ou teve insônia, e sim pra tentar melhorar tanto o produto como os processos no atendimento. Lembre-se que o topo da pirâmide não é o presidente e sim o cliente. Ele sim paga seu salário e não a empresa.
E por fim, trabalhe sua comunicação, fale com clareza, objetividade e formalmente, não faça igual à estudante que aqui vus fala. Então é isso pessoal!. Até o próximo encontro!
Beatriz Jerônimo
18/09/2011
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado, por ter lido nossas postagens,
ResponderExcluirRafael Corá.
O nosso objetivo com o blog,é esse mesmo. Explicar com mais clareza e divulgar nossa opinião sobre os Princípios da Administração.
Valeu...até a próxima postagem!