quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Capitulo 05 - As Organizações e Seu Ambiente

A teoria da organização e a teoria da administração são conceitos proximamente relacionados, e um administrador deve entender os trabalhos da organização para ser eficaz nos seus papéis administrativos. O modo de pensar sobre as organizações é baseado em padrões e regularidades no projeto organizacional e no comportamento.

A teoria da organização não é uma coleção de fatos; é o modo de pensar sobre as organizações.A teoria da organização é o modo de ver e analisar mais precisamente e mais  profundamente as organizações, do que qualquer outro modo poderia fazê-lo.O modo de pensar sobre as organizações é baseado em padrões e regularidades no projeto organizacional e no comportamento.

Organizações – Conceitos e Desafios
“Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou uma meta em comum.”
Temos vários aspectos discutivos:
  • As organizações são feias de pessoas. O componente humano faz das organizações um sistema mais complexo.
  • Quando pessoas trabalham juntas, um número de coisas se torna necessário.Precisa-se dividir o trabalho entre pessoas, e precisa-se procurar pessoas com habilidades ou conhecimento.
  • As organizações tem que ter limites, delimitações.
  • As organizações são arranjos com propósitos e que procuram alcançar objetivos.
Os principais desafios organizacionais estão representados pelas condições seguintes:
  • A administração das organizações num ambiente global;
  • Projeto estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais;
  • Melhoria da qualidade, da competitividade e oempowerment; 
  • Redução da complexidade, aumento da velocidade e reação ás mudanças ambientais;
  • Administração ética e moral das organizações;
Organizações Como Sistemas
As organizações, ou seja, cada organização pode ser cidade, um estado, uma noção ou o mundo, e nessa organização inclui o termo sistemas. Onde a visão das organizações como sistema provê um ponto comum de referência e permite o estudo e analisar as organizações.
Essas organizações podem ser organizações como sistemas abertos, e quatro características que enfatizam a natureza adaptativa e dinâmica de todos os sistemas abertos são:
·         Interação com o ambiente – trocas necessárias para a sobrevivência;
·         Sinergia – o resultado de um sistema aberto é sempre maior do que a soma das partes envolvidas;
·         Equilíbrio Econômico –processo de manutenção do balanceamento interno, necessário para a sobrevivência, pela obtenção dos recursos do meio ambiente;
·         Eqüifinalidade – alcance dos mesmos resultados por diferentes meios.
Dentro das organizações temos os subsistemas organizacionais, onde por eles podem ser determinados na organização, tais como setores de produção, de manutenção, de administração e outros.

Ambiente Organizacional
No ambiente organizacional, está tendo muitas mudanças, pois o mundo está se modificando rapidamente. Ao invés de administradores vamos necessitar de facilitadores, orientadores, instrutores e mentores.
Muitas forças diferentes fora e dentro da organização influenciam o desempenho administrativo. Essas forças são originadas no ambiente geral, no ambiente das tarefas e no ambiente interno das organizações.
O ambiente geral consiste em todos os fatores externos a uma organização. Esses fatores representam restrições dentro das quais todas as organizações – negócios, sindicatos, universidades, etc. Os elementos do ambiente geral são tecnológicos, econômicos, políticos/legais, sócio-culturais e internacionais.
O ambiente das tarefas é constituído pelos seguintes elementos:
·         Clientes – são as pessoas que compram os produtos;
·         Competidores – organizações concorrentes, gerando assim disputas entre as empresas;
·         Fornecedores – recursos financeiros, energia, equipamentos. Esses são os recursos dos fornecedores, os quais são as suas saídas e as entradas dos compradores;
·         Reguladores –elementos do ambiente das tarefas que tem o poder de controlar, legislar ou influenciar as politicas e práticas das organizações.
Os elementos do ambiente interno da organização são os proprietários, empregados, administradores e o ambiente físico.
No ambiente global as organizações modernas são moldadas por componentes do seu ambiente. A estrutura organizacional é definida como um sistema de suporte de relacionamentos consistentes entre as várias posições dentro de uma organização.

Ética e Responsabilidade Social
Ética é um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa ou errada. Os valores e regras indicam quando um comportamento é aceitável e quando é inaceitável.
Num sentido mais amplo, a ética inclui:
·         Distinção entre fato e crença;
·         Definição de elementos em termos morais;
·         Aplicação de princípios morais a uma situação.
Há vários fatores que afetam a ética administrativa que são fáceis de determinar comportamentos éticos ou não-éticos em artigos escritos ou livros. Na prática, todavia, os administradores são constantemente desafiados a escolher cursos de ação éticos, em situações onde as pressões podem ser contraditórias e importantes.
Os fatores que elevam a consciência da ética administrativa ajudam a entender o tratamento da ética nas organizações. Esses fatores podem ser representados pelo administrador, a organização eambiente externo.
A responsabilidade social da organização ou responsabilidade social corporativa é a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos interesses própios como aos interesses da sociedade. As organizações apresentam diferentes graus de comprometimento com as responsabilidades sociais, para isso existe algumas estratégias que podem ser definidas como:
·         Estratégia obstrucionista – é aquela que evita a responsabilidade social e reflete principalmente prioridades econômicas a organização, combatendo as demandas sócias;
·         Estratégia defensiva- é aquelaque procura proteger a organização;
·         Estratégia acomodativa – é aquela que aceita as responsabilidades sócias;
·         Estratégia proativa – é aquela que preenche todos os critérios de desempenho social.
As organizações influenciam o governo de diversas formas, algumas são: contatos pessoais, lobbying, comitês de ação politica, favores.
Nos recentes anos alguns aspectos sociais têm tido um efeito muito forte no estudo e aplicação do gerenciamento e do comportamento organizacional. Um desses aspectos é a diversidade da força de trabalho. A diversidade inclui todos os óbvios e súbitos caminhos nos quais os indivíduos diferem. Mesmo um simples aspecto da diversidade, tal como uma habilidade física ou uma qualidade, contém varias características que podem afetar o comportamento individual ou de equipes.

Tamanho e Clico de Vida das Organizações
As organizações são entidades de natureza dinâmica e não estáticas ou estagnadas. Elas crescem, encolhem e mudam ao longo do tempo. A perspectiva de ciclo de vida sobre a mudança organizacional significa que as organizações significa que as organizações mudam sequencialmente ao longo do tempo, como função do seu crescimento em tamanho, condições de mudança e maturidade.
Talvez um dos aspectos mais óbvios que os observadores casuais reconhecem é o tamanho da organização. O tamanho das empresas não é a única coisa em que o público está interessado ou com o que está preocupado.
As organizações crescem por diversas razões. Algumas delas são:
·         Metas organizacionais – o crescimento é uma meta de quase todas as empresas;
·         Progresso dos executivos – o crescimento é necessário para atrair e manter administradores de qualidade;
·         Saúde econômica – muitos executivos têm descoberto que as empresas devem crescer para permanecerem saudáveis economicamente.
As organizações se sentem compelidas a crescer, mas quanto e até quando, são questões complexas. O ponto a considerar é a competitividade no ambiente globalizado. Grandes organizações diferem das pequenas nos seguintes aspectos:
·         Grandes : Economia de escala, alcance global, hierarquia vertical, mecanísticas  e complexas, mercado estável e homens de organização.
·         Pequenas : Responsabilidade e flexibilidade, alcance regional, estrutura plana, orgânicas e simples, pesquisa de nichos e empreendedores.
Um modo útil de pensar sobre o crescimento e mudança organizacionais é propiciado pelo conceito de ciclo de vida, o qual sugere que as organizações nascem, crescem e eventualmente morrem.
Estrutura e sistemas administrativos seguem um padrão justamente previsível através de estágios no ciclo de vida.
O crescimento organizacional não é fácil. A cada momento uma organização entra num novo estágio, com um novo conjunto de regras para funcionamento interno e de como se relacionar com o ambiente externo. Os estágios podem ser definidos como: estágio de empreendimento, estágio de coletividade, estágio de formalização e estágio de elaboração.
É muito importante observar que 84% dos negócios que passam do seu primeiro ano de vida, falham dentro dos cinco anos, porque eles não conseguem fazer a transição do estágio de empreendimento, e a transição se torna mais difícil à medida que as organizações progridem para estágios futuros dos ciclos de vida.
As organizações que não resolvem com sucesso os problemas associados com estas transições ficam restritas em seu crescimento e podem mesmo desaparecer.

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